Desde 1955, a antiga Escola de Engenharia do Ceará e depois o Centro de Tecnologia, vêm formando os(as) melhores engenheiros (as) e se você pertenceu a qualquer uma das turmas formados aqui, cadastre-se abaixo, mande contato, email, foto e nos diga onde está atuou ou está atuando, somos todos Egressos e temos muito orgulho de carregar o selo do Padrão de Engenharia UFC.
Engenharia Civil não tem etnia, cor, sexo, gênero, religião ou condição social. Engenharia tem Ciência, Técnica, Ética, Responsabilidade ambiental, Resiliência e sobretudo, consciência social. Porque Engenharia só tem sentido se for feita por pessoas e para pessoas. Vem fazer Engenharia Civil no Centro de Tecnologia da UFC
Engenharia Civil não tem etnia, cor, sexo, gênero, religião ou condição social. Engenharia tem Ciência, Técnica, Ética, Responsabilidade ambiental, Resiliência e sobretudo, consciência social. Porque Engenharia só tem sentido se for feita por pessoas e para pessoas. Vem fazer Engenharia Civil no Centro de Tecnologia da UFC
ENGENHARIA CIVIL / CENTRO DE TECNOLOGIA / UFC - FORTALEZA
Acerca de
Orientações para enviar o TCC para o Repositório Institucional
- Arquivo, em PDF/A (tutorial de como converter em PDF/A), com o Trabalho Corrigido (VERSÃO FINAL COM CORREÇÕES APÓS A APRESENTAÇÃO), contendo: Ficha Catalográfica e a folha de aprovação (SEM assinaturas dos membros da Banca) devendo conter a data da apresentação e subsequente aprovação (MODELO);
- O arquivo contendo o TCC deve estar nomeado com a padronização de nomenclatura adotada no RI-UFC. A estrutura da padronização é a seguinte:
Ano do documento_letras iniciais do tipo de documento_primeiras letras do nome do autor junto com o sobrenome por extenso (tudo em minúsculas e sem espaço).
Se conter no sobrenome "Junior", "Filho", "Segundo", "Neto" ou "Terceiro" então será ano do documento_letras iniciais do tipo de documento_primeiras letras do nome do autor junto com o sobrenome por extenso (tudo em minúsculas e sem espaço) + junior ou etc.
O nome do arquivo deverá estar mais ou menos assim: 2023_tcc_xyzsilva ou 2023_tcc_xyzsilvajunior / 2023_tcc_xyzsilvaneto / 2023_tcc_xyzsilvafilho / 2023_tcc_xyzsilvasegundo / 2023_tcc_xyzsilvaterceiro
- Arquivo com o Termo de Autorização de Publicação preenchido e assinado;
- Arquivo dos Dados Obrigatórios, .DOC ou . DOCX, para Inserção do Projeto de Graduação no Repositório Institucional, devidamente preenchido.
- Para criar o LATTES, caso não tenha, clique AQUI.
- Para criar o ORCID, caso não tenha, clique AQUI.
- Devem ser enviados, exclusivamente, via e-mail. repositorioecivil@gmail.com
(ENVIAR SEPARADO DOS DEMAIS DOCUMENTOS QUE SÃO SOLICITADOS PARA COLAÇÃO DE GRAU que devem ser enviados, por sua vez, para o e-mail da coordenação, civil@ufc.br)
>>> Faz-se necessário salientar a devida observância das orientações abaixo:
• O campo citação , do arquivo "Dados Obrigatórios", deve ser preenchido com a referência do documento. Exemplo:
"ROCHA, Lucas Silveira Breder. Inspeção Predial: Estudo de caso dos blocos acadêmicos 84 e 85 da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021."
• Sobre os tipos de acesso:
-
Acesso aberto: significa que “o acesso ao documento é direto e imediato não existindo qualquer obstáculo. Significa a disponibilização online, sem restrições de acesso, ao documento acadêmico e/ou científico”*.
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Acesso embargado: “significa que não é permitido o acesso online imediato ao conteúdo integral do documento acadêmico e/ou científico, sendo disponibilizado após um tempo determinado”*. No caso do RI-UFC, o embargo pode ser solicitado por até 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a pedido do autor.
Importante! O embargo só pode ser solicitado mediante justificativa, conforme indicado no Termo de disponibilização de documentos digitais. A solicitação de prorrogação do embargo também deve ser justificada.
• O trabalho deve estar normalizado conforme as normas da ABNT. Especialmente os elementos pré-textuais, numeração progressiva, margens, paginação e lista de Referências, sob pena de não ser aceita a sua submissão (conforme modelo já indicado);
• Sugerimos ao autor consultar o Guia de Normalização da Biblioteca disponível em: http://www.biblioteca.ufc.br, onde também estão disponíveis os Templates e Tutoriais;
Ou ainda consultar os links:
https://biblioteca.ufc.br/pt/servicos-e-produtos/normalizacao-de-trabalhos-academicos/ (Templates e modelos dos elementos pré-textuais )
http://www.more.ufsc.br/ (Para elaboração de referências)
https://support.office.com/pt-br/article/Criar-um-sum%C3%A1rio-5eaadd8f-efa5-4791-84ba-746383b97ecb (Para criar sumário automático)
http://www.biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2015/09/tutorial-paginacao-trabalhos.pdf (Para paginação de trabalhos acadêmicos)
A ficha catalográfica deve ser elaborada pelo próprio autor, APÓS APRESENTAÇÃO E ALTERAÇÕES SUGERIDAS PELA BANCA EXAMINADORA, em software específico para esse fim disponível em www.fichacatalografica.ufc.br